Sumário

RESUMO:

Um novo software de rastreamento está melhorando significativamente o acompanhamento de pacientes com achados incidentais em exames radiológicos. O sistema FIND (Radiology Finding Incidental Disease) implementado no Hospital Trinity Health Ann Arbor aumentou a taxa de follow-up de pacientes de 30,8% para mais de 50%. O programa utiliza notificações eletrônicas para garantir a comunicação efetiva entre médicos e pacientes, além de estabelecer prazos recomendados para acompanhamento.

Software de Rastreamento Evita que Pacientes Sejam Perdidos no Sistema

Práticas padronizadas simples, como sinalizar um achado incidental em um relatório radiológico para acionar uma notificação no prontuário eletrônico para médicos e pacientes, podem auxiliar na comunicação de um achado que requer ação.

A implementação de software de rastreamento para garantir a comunicação fechada entre médicos e pacientes também pode ajudar a prevenir a perda de pacientes durante o acompanhamento.

Um artigo do Journal of Imaging Informatics in Medicine analisou retrospectivamente a eficácia de uma ferramenta de relatórios radiológicos. Achados críticos são documentados em forma de texto ou gravação de áudio e sinalizados para inclusão no software de rastreamento eletrônico FIND (Radiology Finding Incidental Disease). Prazos recomendados para acompanhamento e notificações são enviados ao médico da atenção primária ou ao médico solicitante.

Otimização da Comunicação com o Paciente

A comunicação aprimorada em radiologia diagnóstica é essencial para fornecer um atendimento seguro e de alta qualidade ao paciente.

“Normalmente, a comunicação é feita via relatório radiológico”, afirmou Dr. Larocque. “Se houver um achado crítico, os radiologistas podem comunicar isso verbalmente aos médicos referentes ou ao paciente.”

A pesquisa descobriu que fornecer uma breve explicação em linguagem leiga para o médico compartilhar com o paciente pode ajudar a reduzir interpretações errôneas e/ou mal-entendidos.

Além disso, fornecer detalhes como a natureza do achado, sua importância e quais as ações de acompanhamento recomendadas são informações úteis para que o paciente compreenda totalmente as implicações de um achado incidental.

Considerações Finais

Existem nuances na comunicação de achados incidentais. O que pode funcionar para uma instituição ou situação pode não funcionar para outra. Os radiologistas podem ter que usar seu melhor julgamento quando certas situações ocorrerem.

Em última análise, segundo o Dr. Larocque, é essencial otimizar o processo de comunicação em múltiplos níveis dentro do relatório radiológico e além dele, para facilitar o cuidado centrado no paciente e baseado em valor que garanta o acompanhamento adequado de achados incidentais.

Fonte: RSNA News

Deixe um comentário